quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Peixe Leão uma ameaça que chegou ao Brasil!

Fig 2. Modelos de fotografia, (A) Peixe-leão  e de  (B) do Peixe-leão recolhido em Arraial do Cabo, SE Brasil.Fotos por MBL e MCB.
De acordo com  a pesquisa "First Record of Invasive Lionfish (Pterois volitans) for the Brazilian Coast" desenvolvidos pelos autores Carlos EL Ferreira, Osmar J. Luiz, Sergio R. Floeter, Marcos B. Lucena, Moysés C. Barbosa, Claudia R. Rocha, Luiz A. Rocha e publicado na revista PLOSONE, no dia 22 de abril de 2015, foi encontrado o primeiro peixe-leão na costa brasileira  em 10 de maio de 2014, nas costas rochosas do Arraial do Cabo, no litoral Sudeste do Brasil. Possuía tamanho de 25 cm (adulto). 
Por causa do forte efeito fundador, a população peixe-leão do Caribe tem uma assinatura genética única que difere dos peixes nativos do Indo-Pacífico. As amostras de DNA mitocondrial (cyt b (citocromo b) e COI (citocromo oxidase I) sequenciadas, corresponderam a indivíduos do Indo-Pacifico, supondo que estes não são originários das populações do Caribe  e sim do México(100% idêntico ao haplótipo B mais comum no México) A hipótese levantada pelos pesquisadores é  que o peixe-leão que chegou ao Brasil foi através de dispersão larval natural a partir do Caribe. 
Em menos de 30 anos, peixe-leão têm se expandido dramaticamente suas áreas de distribuição não-nativo a uma área de cerca de 7.300 mil km 2, abrangendo a costa leste dos EUA, Bermudas, toda a região do Caribe e do Golfo do México.  


A invasão no litoral brasileiro estava previsto para a região Norte (Amazônica) e Nordeste então vamos ficar atento!

Acesse o artigo completo: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário